Topo

Grupo de Trabalho do Euro convoca reunião para analisar referendo da Grécia

05/07/2015 15h51

Bruxelas, 5 jul (EFE).- O Grupo de Trabalho do Euro se reunirá na segunda-feira para avaliar a situação após os resultados do referendo na Grécia e posteriormente enviar a análise ao Eurogrupo, o fórum informal dos ministros de Finanças dos países que compartilham a moeda única.

Fontes europeias disseram neste domingo à Agência Efe que participarão do encontro extraordinário, que ocorrerá em Bruxelas, os secretários de Tesouro e os vice-ministros de Economia e Finanças dos países que fazem parte da zona do euro.

Outras fontes afirmaram que, por enquanto, não há previsão de uma nova reunião do Eurogrupo, presidido por Jeroen Dijsselbloem.

Os primeiros resultados oficiais do referendo realizado neste domingo na Grécia apontam uma vitória do "não" com 60,6% dos votos, o que significa uma rejeição às propostas feitas pelos credores internacionais para resolver a crise no país. Com 25% das cédulas apuradas, o "sim" obteve 39,4% da preferência dos eleitores.

A pergunta feita pelo governo aos gregos se refere à proposta feita no último dia 26 de junho, quando o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, a qualificou como uma "chantagem" e anunciou a convocação do referendo deste domingo.

Essa proposta, no entanto, caducou no dia 30 de junho, e não é mais considerada como válida pelos credores internacionais.

Dijsselbloem disse na quarta-feira passada que os ministros da zona do euro não se pronunciariam sobre o último pedido de ajuda da Grécia até o resultado do referendo ser conhecidos.

Nesta semana, Tsipras enviou uma carta às instituições credoras na qual se mostrou disposto a aceitar boa parte das últimas propostas, em troca da garantia de certas condições, como manter a isenção fiscal nas ilhas gregas.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pediu aos gregos que votassem "sim" e insistiu que o que estava em jogo era o futuro da Grécia na União Europeia.