Topo

Mogherini diz que acordo nuclear com Irã depende apenas de "vontade política"

05/07/2015 14h27

Viena, 5 jul (EFE).- Chegar a um acordo com o Irã sobre o programa atômico do país já não é uma questão de tempo, mas sim de vontade política, garantiu neste domingo, em Viena, a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, que destacou que as negociações estão em suas últimas horas.

"O momento é agora. Estamos muito perto", afirmou Mogherini na chegada ao hotel na capital austríaca, que há uma semana serve como sede dessa última fase dos esforços para resolver a questão.

"Não temos plano B. Trabalhamos no plano A. Estamos no último quilômetro dessa maratona e temos condições de chegar ao fim", garantiu a diplomata italiana.

A partir de amanhã, Mogherini analisará a situação das negociações com os ministros das Relações Exteriores dos países que dialogam com o Irã há 20 meses, o chamado Grupo 5+1 (China, França, Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, mais Alemanha).

"Durante os próximos dias estaremos aqui para comprovar se podemos fechar um acordo. Vejo a vontade política. A questão é se essa vontade política será transferida a decisões políticas. Será duro e difícil. O trabalho técnico foi feito. Agora é o momento para os ministros se sentarem e verem se isso tudo pode virar um acordo", indicou Mogherini.

"Não é uma questão de tempo, mas de decisão política que precisa ser tomada agora", reiterou a chefe da diplomacia da UE, citando o dia 7 de julho como data limite para se chegar a um acordo.

O Grupo 5+1 negocia com o Irã um acordo que limite o programa nuclear do país de modo que não seja possível o desenvolvimento de armas, ao mesmo tempo que permite o uso civil da energia nuclear.

Em troca, as sanções impostas à República Islâmica seriam suspensas.