Topo

Policiais são presos por assaltar passageiros em ônibus na Venezuela

Em Caracas

16/07/2015 17h10

O Ministério Público da Venezuela informou nesta quinta-feira (16) que decretou a prisão de quatro funcionários da PNB (Polícia Nacional Bolivariana) acusados de assaltar um ônibus no último dia 9 na cidade de Maracaibo.

"Os agentes José Enrique Osorio Soto (29), Dorly Enrique Fernández García (28), Kevin Alejandro Hurtado Samper (22) e José Enrique Fernández Reverol (20) são acusados pelos delitos de assalto a transporte público, uso indevido de arma e peculato (uso de bens públicos)", informou o MP em comunicado.

O Tribunal que julgou a causa determinou que os quatro devem ficar presos no Centro de Arrestos y Detenciones Preventivas El Marite, em Maracaibo.

De acordo com o texto, no dia 9 de julho às 4h (horário local, 5h30 em Brasília) os policiais interceptaram um coletivo na avenida Las Delícias, em Maracaibo, onde roubaram os pertences dos passageiros, que voltavam de Maicao, na Colômbia.

A PNB é uma organização de segurança cidadã criada em 2009 pelo então presidente Hugo Chávez a partir do conceito de "novo modelo policial", em uma tentativa do governo de combater "a má conduta da corporação".

Há sete meses, o atual presidente, Nicolás Maduro, criou uma comissão presidencial para realizar a reforma de todos os corpos policiais, missão assumida recentemente pelo ministro do Interior, Gustavo González.