Topo

Netanyahu autoriza construção de 300 casas em Bet O para acalmar colonos

29/07/2015 07h55

Jerusalém, 29 jul (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, autorizou nesta quarta-feira a construção de 300 novas casas no assentamento judaico de Bet O, no território palestino ocupado da Cisjordânia, para acalmar os colonos indignados com demolição de dois imóveis em cumprimento de uma ordem judicial.

"Após consultas no Escritório do Primeiro-ministro foi aprovada a edificação imediata de 300 casas em Bet O, cuja construção foi prometida há três anos pelo governo de Israel por causa da mudança de imóveis da colônia na colina de Ulpana", diz um comunicado oficial.

Netanyahu ordenou também a comercialização de 91 casas já construídas na colônia de Pisgat Ze'ev (bairro do norte de Jerusalém), e o planejamento de outras 24 no mesmo lugar, 330 em Ramot, 70 em Guilo, 19 em Har Homa, todos eles no território palestino ocupado de Jerusalém Oriental.

A decisão segue a um decisão judicial hoje que obrigava ao governo demolir dois edifícios com 24 casas em uma parcela dentro do perímetro do assentamento, mas que é de propriedade privada palestina e para a qual o governo tinha pedido a legalização retroativa.

Os juízes rejeitaram o recurso dos colonos, apoiado pelo governo, e sentenciaram que os imóveis deviam ser demolidos de forma imediata.

Os colonos receberam o veredicto com indignação e os distúrbios com a polícia foram retomados depois que uma escavadora começou a demolir o primeiro dos edifícios, informam vários meios de comunicação locais.

Os manifestantes lançaram pedras, mesas e todo tipo de objetos contundentes contra os policiais que custodiavam o lugar, em uma onda de violência sem precedentes há anos.

A mídia informou que no lugar há detidos e feridos, mas nenhuma fonte oficial ofereceu uma avaliação completa da situação.