Topo

Mais pessoas sequestradas por Sendero Luminoso são recuperadas no Peru

31/07/2015 23h38

Lima, 31 jul (EFE).- As forças de segurança do Peru recuperaram sete crianças e oito adultos que estavam em poder dos remanescentes do grupo terrorista Sendero Luminoso no Vale dos rios Apurímac, Jan e Mantaro (Vraem), na selva do centro e sul do Peru, informou nesta sexta-feira o vice-ministro da Defesa, Ivan Vega.

Esta foi a segunda operação deste tipo que foi feita durante a semana, depois que no dia 27 de julho foram resgatados outras 26 crianças e 13 mulheres, também no Vraem.

Vega assinalou à emissora "RPP Notícias" que os menores foram achados em um estado de saúde "deplorável", com doenças na pele e desnutrição, por isso que foram imediatamente atendidos.

"O Sendero Luminoso perdeu os escravos aos quais tinha submetidos", declarou Vega, antes de explicar que durante o resgate não houve confronto, já que o encarregado de vigiar o grupo de sequestrados não fez disparos.

O vice-ministro considerou que ainda há entre 60 e 80 menores sequestrados pelo grupo em zonas de difícil acesso do Vraem e disse que muitas vezes são utilizados como "escudos humanos" pelos terroristas.

Na segunda-feira passada, o vice-ministro garantiu que os membros de Sendero usam mulheres jovens para procriar e trabalhar no "acampamento de produção", dedicado ao cultivo de alimentos e à criação de animais para alimento dos subversivos.