Topo

Militar morre em combate com as Farc em meio a cessar-fogo guerrilheiro

01/08/2015 12h58

Bogotá, 1 ago (EFE).- Um sargento do exército colombiano morreu em combates com as Farc na cidade de Chaparral, no departamento de Tolima, apesar da guerrilha ter iniciado um cessar-fogo unilateral e indefinido no dia 20 de julho, informaram fontes militares neste sábado.

O confronto aconteceu quando a unidade à qual pertencia o sargento, identificado como Alejandro Carvajal Graciano, realizava operações de registro e controle militar na área, segundo um comunicado do exército.

Foi então que ocorreu um conflito entre militares da Força Tarefa Zeus e integrantes da frente 21 das Farc, que terminou com a morte do sargento Carvajal.

As Farc iniciaram um cessar-fogo unilateral e indefinido no dia 20 de julho, após várias semanas de uma ofensiva contra a infraestrutura petrolífera. Em 12 de julho a guerrilha e a polícia concordaram em reduzir a intensidade do conflito e acelerar as negociações.

Apesar disso, no dia 21 de julho um soldado também morreu em um confronto com as Farc registrado no departamento de Meta.