Topo

Atentado suicida atribuído ao PKK deixa 2 mortos na Turquia

02/08/2015 08h41

(Acrescenta dados novos)

Istambul, 2 ago (EFE).- Dois militares turcos morreram e outros 24 ficaram feridos em um atentado suicida contra um quartel da Gendarmaria no leste do país, informou neste domingo o governador da província de Agri, que atribui os fatos ao Partido de Trabalhadores do Curdistão (PKK).

O ataque foi realizado durante a madrugada do domingo quando os autores invadiram o posto militar de Dogubayazit com um trator carregado de duas toneladas de explosivos.

Na mesma província, unidades da Polícia antiterrorista abateram na sexta-feira três supostos militantes ou simpatizantes do PKK durante uma operação em seus domicílios, dois dias depois que um soldado morreu em um ataque com lança-granadas contra um blindado militar.

Na noite de ontem, um soldado morreu e quatro ficaram feridos com a explosão de uma mina enquanto seu comboio passava por uma estrada da província de Mardin, onde inspecionavam o oleoduto que bombeia petróleo do Curdistão iraquiano para a Turquia, sabotado dias antes pelo PKK.

De forma similar, ontem morreu um soldado ao explodir uma mina enquanto inspecionava os destroços de veículos incendiados por militantes da guerrilha em uma estrada da província de Kars, vizinha à de Agri.

O governo da Turquia e o PKK romperam o cessar-fogo no dia 24 de julho, após uma escalada de tensões que desembocou em bombardeios frequentes do Exército turco sobre posições da guerrilha curda no norte do Iraque.

Com o ataque de hoje já são 17 as vítimas entre policiais e militares turcos mortos em ações do PKK desde o fim do cessar-fogo, aos que se acrescentam um operário ferroviário e um transeunte.