Topo

C.do Norte recobre instalações de mísseis para evitar a espionagem

02/08/2015 06h52

Tóquio, 2 ago (EFE).- Imagens por satélite mostram que a Coreia do Norte esta instalando coberturas sobre sua recém renovada plataforma de lançamento de projéteis e outras instalações relacionadas no noroeste do país, o que aponta que prepara um novo teste de mísseis, informou neste domingo a agência japonesa "Kyodo".

Segundo fontes diplomáticas não identificadas, citadas pela agência, tendo em vista estas fotografias feitas por satélite calcula-se que a instalação destas cobertas, cujo objetivo é evitar precisamente a vigilância dos satélites, possa levar em torno de um mês.

As operações transcorrem na chamada estação espacial de Sohae, situada às margens do Mar Amarelo na província de Pyongan do Norte, perto da fronteira norte-coreana com a China.

Para os serviços de inteligência dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, a manobra constitui mais uma prova de que Pyongyang prepara o lançamento de um novo projétil perante o 70º aniversário do Partido dos Trabalhadores da Coreia, a ser comemorado no próximo dia 10 de outubro.