Topo

Incêndios na Califórnia deixam 1 morto e obrigam milhares a sair de casa

02/08/2015 22h36

Washington, 3 ago (EFE).- Um grave incêndio no noroeste da Califórnia (EUA) causou um morto e forçou a evacuação de cerca de 12 mil pessoas este fim de semana, enquanto mais de 9.000 bombeiros continuam combatendo hoje duas dezenas de focos em todo o estado, que atravessa há meses uma notável seca.

Pelo menos 21 incêndios continuavam ativos na tarde deste domingo em todo o estado, incluído um foco no norte de estado que duplicou seu tamanho durante a noite de sábado.

Esse incêndio queimou mais de 190 quilômetros quadrados, provocou a morte de um bombeiro e destruiu 24 casas e 26 cabanas, segundo informou o jornal "Los Angeles Times".

Esse incêndio, próximo à cidade de Clear Lake, mal tinha sido contido em 5% na tarde do domingo e as autoridades ordenaram a evacuação de 12 mil pessoas, segundo o jornal.

O governador da Califórnia, o democrata Jerry Brown, declarou na sexta-feira estado de emergência em todo o território, e considerou em comunicado que "a grave seca e as temperaturas extremas transformaram boa parte do estado em um monte de pó".