Topo

Inundações em Mianmar deixam 27 mortos e milhares de afetados

A cidade de Sagaing é uma das afetadas pelas fortes chuvas que atingem a região - Khin Maung Win/AP
A cidade de Sagaing é uma das afetadas pelas fortes chuvas que atingem a região Imagem: Khin Maung Win/AP

02/08/2015 02h26

Pelo menos 27 pessoas morreram em Mianmar (antiga Birmânia) e cerca de 156 mil foram afetadas por causa das inundações provocadas pelas intensas chuvas que caíram nas últimas semanas no país, informaram fontes oficiais.

O Escritório de Coordenação para Assuntos Humanitários da ONU alertou em seu último relatório que muitas regiões do país permanecem isoladas e que se prevê um aumento "significativo" destes números à medida que as equipes de resgate cheguem a estes lugares.

Os estados de Rakhine e Chin, no oeste, e as divisões de Sagaing e Magway, no centro e norte do país, são as áreas mais afetadas e foram declaradas zona de desastre natural por parte do presidente Thein Sein.

Segundo a agência da ONU, relatórios preliminares indicam que a elevação das águas teria causado "danos extensos" em refúgios e várias infraestruturas em campos de Sittwe, em Rakhine, onde vivem cerca de 100 mil deslocados da perseguida minoria muçulmana rohingya.

A organização disse que se desconhece o número global de afetados neste estado onde várias regiões continuam inacessíveis.

Em Magway, os vizinhos de cerca de 70 aldeias do município de Pwintbyu teriam sido obrigados a buscar refúgio em escolas e mosteiros, enquanto em Haka, no estado de Chin, pelo menos cem casas teriam ficado destruídas por um deslizamento de terra.

O governo, pessoal militar e agências humanitárias tentam chegar às zonas afetadas para distribuir água, comida, cobertores, remédios e outras necessidades básicas, acrescentou a agência da ONU.

O departamento de Meteorologia advertiu que os rios Ayeyawady, Chindwin, Thanlwin, Sittoung e Ngawun superaram o nível de alerta e poderiam transbordar durante os próximos dois dias, segundo o jornal "Global New Light of Mianmar".

As chuvas de monção das últimas semanas provocaram enchentes e deslizamentos de terra que causaram danos em milhares de casas, em infraestruturas e em cerca de 400 quilômetros quadrados de terras de cultivo.

Quase todo ano as fortes chuvas da monção que caem entre junho e outubro causam inundações em Mianmar.