Topo

Kerry afirma que acordo com Irã contribui para um Oriente Médio "mais seguro"

02/08/2015 10h53

Cairo, 2 ago (EFE).- O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, insistiu neste domingo no Egito que o acordo nuclear recentemente assinado entre Irã e Grupo 5+1 (Estados Unidos, China, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) contribui para criar um Oriente Médio "mais seguro e estável".

"Este acordo está vinculado à estabilidade na região", disse Kerry antes de garantir que caso o pacto com o Irã "não for aplicado de maneira completa, todas as possibilidades estão abertas".

Para o chefe da diplomacia americana, o pacto, firmado no dia 14 de julho, também favorece a não proliferação de armas atômicas na região.

Kerry, que começou no Cairo sua primeira viagem desde a assinatura do documento, acrescentou que seu país considerava o Irã como o primeiro país que apoiava o terrorismo e adotou medidas fortes para lutar contra isso.

O representante americano afirmou que Teerã constituía um problema, mas que com este acordo para evitar a proliferação de armas nucleares "a situação vai melhorar muito".

Kerry, que disse que as negociações com Teerã continuarão, voltou a insistir que essa "é uma boa oportunidade para alcançar a estabilidade".