Topo

Polícia prende homossexuais que tentavam protestar em São Petersburgo

02/08/2015 13h10

Moscou, 2 ago (EFE).- Vários homossexuais russos foram detidos neste domingo enquanto tentavam protestar no centro de São Petersburgo, coincidindo com a festividade nacional dos paraquedistas russos, conhecidos pela aversão às minorias sexuais.

Segundo a imprensa local, a polícia prendeu os ativistas na Praça do Palácio, perto do museu do Hermitage, antes que tivessem tempo de montar um arco-íris. Um dos ativistas teve uma bandeira e um cartaz retirados à força por paraquedistas que passeavam pela praça.

Um conhecido defensor dos direitos homossexuais da cidade, Yuri Gavrikov, foi detido logo após mais sair de sua casa de bicicleta ao esbarrar com desconhecidos.

As autoridades russas proíbem manifestações de minorias sexuais e paradas do orgulho gay com a justificativa de que os homossexuais não sejam alvo de agressões pelos ultranacionalistas e radicais ortodoxos.

Um dos líderes do movimento homossexual russo, Nikolay Alekseyev, foi detido no final de maio em Moscou ao tentar realizar uma marcha do orgulho gay sem autorização da prefeitura.

A Rússia proibiu em 2013 a propaganda da homossexualidade entre os menores de idade, uma lei que as minorias sexuais consideram uma flagrante violação de sua liberdade de expressão. Segundo uma pesquisa, 37% dos russos acredita que a homossexualidade é uma doença que deve ser curada.

O artigo 121 do Código Penal da Rússia, que sancionava com penas de prisão as práticas homossexuais, só foi abolido em 1993, ano em que também se deixou de considerar o homossexualismo uma doença mental.