Topo

Incêndios na Califórnia obrigam mais de 13 mil pessoas a saírem de casa

Jeff Chiu/AP
Imagem: Jeff Chiu/AP

Em Los Angeles

03/08/2015 16h01

Mais de 13 mil pessoas foram evacuadas pelas autoridades devido à série de incêndios que castiga a Califórnia, no sudeste dos Estados Unidos, desde o final de semana, destruindo milhares de hectares de área florestal e vários imóveis da região.

Segundo o último relatório divulgado pelo Departamento Florestal e Proteção Anti-incêndios (Calfire), há pelo menos 20 incêndios ativos nesta segunda-feira. A situação de alerta máximo continua no norte do estado devido aos ventos e às tempestades de raios que vêm se repetindo na região desde a semana passada.

A grave seca que atinge a Califórnia e as altas temperaturas transformaram o estado em um "barril de pólvora", disse o governador da Califórnia, o democrata Jerry Brown.

O maior incêndio ativo hoje, chamado de "Rocky Fire", está em uma região rural entre os condados de Lake, Yolo e Colusa, ao norte de Sacramento e da área de produção de vinhos do vale de Napa.

O porta-voz da Calfire, Daniel Berlant, disse hoje que o fogo já destruiu 24.200 hectares. Além disso, afirmou que as equipes de bombeiros controlaram 12% deste incêndio, que começou na última quarta-feira, destruindo 24 residências e outras 26 construções.

O número de evacuados no estado subiu para 13.200. As autoridades acreditam que o "Rocky Fire" será completamente extinto até a próxima segunda-feira.

Quase 3.000 pessoas trabalham para controlar o fogo do "Rocky Fire", um terço do total que está espalhado pelo estado tentando conter o avanço das chamas, que mataram um capitão dos bombeiros de Black Hills National Forest.

David Ruhl desapareceu na noite de quinta-feira durante os trabalhos em outro incêndio no Bosque Nacional de Modoc. As equipes de resgate encontraram na manhã de sexta-feira um corpo na região onde acredita-se que o capitão morreu.

Uma autópsia que será realizada ainda nesta semana deve confirmar a identidade da vítima.

No condado de Trinity, perto da fronteira de Oregon, estão dois dos maiores incêndios do estado. Um deles, em Fork Complex, já destruiu 10.200 mil hectares.