Topo

Presidente da Colômbia descarta atentados em quedas de aeronaves militares

04/08/2015 22h42

Bogotá, 4 ago (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, descartou nesta terça-feira a possibilidade de qualquer atentado nas quedas de um avião e um helicóptero militares no país em menos de uma semana, acidentes que deixaram 27 mortos.

"Eu pediria um pouco de responsabilidade nesse tipo de especulação", disse Santos aos jornalistas quando perguntado sobre as chances de um grupo guerrilheiro ou criminoso estar por trás da queda das duas aeronaves.

Pelo menos 27 militares perderam a vida nos acidentes, registradas no norte e noroeste do país, e que envolveram um avião de fabricação espanhola e um helicóptero Blackhawk.

Sobre o helicóptero, que caiu hoje em uma região de Urabá entre as cidades de Carepa e Chigorodó com 18 policiais a bordo - dos quais 16 morreram -, Santos confirmou que não houve atentado.

"A informação que o Ministério da Defesa e a polícia têm é que foi um acidente. A cauda do helicóptero bateu em alguma encosta e ele acabou caindo", disse o presidente.

Sobre o incidente da última sexta-feira, quando um avião caiu na região rural do município de Agustín Codazzi, causando a morte de 11 pessoas, o líder colombiano reiterou que já está "comprovado que isso foi um acidente".

"Não houve nenhum tipo de ataque de nenhum grupo guerrilheiro ou criminoso. As famílias desses heróis merecem respeito e é lamentável que por razões políticas isso (as especulações) esteja acontecendo", completou o presidente.