Topo

EUA pedem que China dialogue com Asean sobre disputas territoriais

05/08/2015 04h16

Bangcoc, 5 ago (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, pediu nesta quarta-feira que a China negocie com os países do Sudeste Asiático uma solução às disputas territoriais que mantém com alguns deles no Mar da China Meridional.

Em um encontro com titulares de Relações Exteriores da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) durante a reunião ministerial da organização, Kerry disse que os EUA querem garantir a segurança de vias marítimas cruciais e de corredores de pesca.

"Queremos ver as disputas na região serem abordadas de forma pacífica e de acordo com a lei internacional", disse Kerry em seu discurso na cúpula, segundo o jornal "The Star".

A China começou no ano passado a reivindicação e construção de infraestruturas em vários recifes e atóis deste mar, incluindo instalações de uso militar, o que provocou uma escalada da tensão com outros países da região.

Pequim exige a soberania do mar da China Meridional quase em sua totalidade, contra as reivindicações de Vietnã, Filipinas, Brunei e Malásia, todos eles membros da Asean, sobre vários de seus arquipélagos potencialmente ricos em petróleo e gás.

A disputa domina a reunião de ministros de Relações Exteriores da Asean, que acontece em Kuala Lumpur, que tentarão convencer a China a aceitar um código de conduta para a resolução de conflitos nesta área marítima.

O secretário de Estado americano garantiu que compartilha o desejo da Asean para preservar a paz e a estabilidade na região.

Kerry também se reuniu com o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, que antes de viajar para Malásia rejeitou qualquer pressão exterior para deter os trabalhos de construção nestas ilhas e se mostrou contrário a debater esta questão na cúpula.

Kerry descreveu o encontro com Wang como "uma boa reunião" que terá continuidade em outros encontros sobre segurança durante a cúpula da Asean que termina amanhã.

"Esperamos que nos próximos dois dias possamos encontrar a maneira de avançar de forma efetiva todos juntos", declarou Kerry na saída da reunião com o ministro chinês, segundo "The Star".

Por sua vez, Wang foi mais lacônico e disse apenas que China e EUA concordaram em buscar uma solução às disputas de forma razoável e amigável.

A Malásia ostenta em 2015 a presidência rotatória da Asean, bloco do qual também são membros Mianmar, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Cingapura, Tailândia e Vietnã.