Topo

Guarda-costeira da Líbia resgata mais de 200 pessoas no Mediterrâneo

28/08/2015 13h33

Trípoli, 28 ago (EFE).- A guarda-costeira da Líbia resgatou mais de 200 pessoas que naufragaram no Mediterrâneo nas últimas horas quando tentavam chegar em embarcações irregulares à Europa, informou à Agência Efe o porta-voz de imigração da cidade de litorânea de Zuara, Anwar Abu Deeb.

De acordo com seu relato, entre os resgatados - a maioria levada para a cidade vizinha de Sabratha, há várias mulheres e crianças, quase todos procedentes de países da África Subsaaariana.

Abu Deeb confirmou que as autoridades da região lançaram uma operação policial para desmantelar as máfias que traficam pessoas e que várias detenções foram realizadas.

Mas se queixou de falta de material logístico para os resgates e de amparo de imigrantes e ajuda da Europa.

"Não podemos saber quantas embarcações deste tipo partiram do norte da Líbia já que toda a operação é feita em segredo", afirmou Abu Deeb, que opinou que a falta de cooperação entre as guardas-costeiras da Itália e da Líbia beneficiam a atividade das quadrilhas.

"A Itália recebe apoio, embarcações e equipes necessárias para enfrentar a imigração ilegal, mas a Líbia não recebe nada. Este assunto deveria ser abordado com seriedade se querem acabar com a atual situação", acrescentou.

Além destas críticas, Abu Deeb insistiu que a Líbia "quer uma parceria real com os países do sul da Europa".

"Os que trabalham no serviço de guarda-costeira líbio têm a sensação de estar trabalhando para proteger a Europa e, ao não receberem nem apoio nem equipes, se sentem frustrados" e isso afeta "à luta e as operações de resgate", acrescentou.

A guarda-costeira informou hoje à Efe que nas últimas horas recuperaram uma centena de corpos e que as embarcações líbias continuavam a trabalhar na busca de desaparecidos.

As vítimas, em sua maioria pessoas que fugiam da guerra na Síria e de países da África Subsaaariana, viajavam em duas precárias embarcações, uma com 50 pessoas a bordo e outra com cerca de 400.