Topo

Caminhão abandonado na Áustria tinha mais de 70 corpos de imigrantes

Dezenas de corpos de imigrantes em decomposição foram achados em caminhão na Áustria - Ronald Zuk/AP
Dezenas de corpos de imigrantes em decomposição foram achados em caminhão na Áustria Imagem: Ronald Zuk/AP

Em Viena

28/08/2015 04h42

As autoridades austríacas afirmaram nesta sexta-feira (28) que são mais de 70 os corpos encontrados ontem em um caminhão frigorífico abandonado no leste da Áustria, país no qual o veículo entrou após sair da Hungria.

"O resto dos detalhes, como nacionalidade e gênero, será informado em entrevista coletiva da polícia da região de Burgenland às 11h ( horário local, 6h de Brasília)", disse à Agência Efe o porta-voz do Ministério do Interior, Alexander Marakovits.

O caminhão de 7,5 toneladas e um compartimento de carga de apenas cinco metros de extensão estava estacionado em uma área especial para avarias na estrada A4, entre o lago Neusiedl e a cidade de Parndorf, em Burgenland, estado federado fronteiriço com a Hungria.

As autoridades austríacas calculam que as vítimas tenham morrido entre 36 e 48 horas antes da descoberta dos corpos.

"Da parte de atrás do caminhão saía um líquido de decomposição (dos corpos). Em um primeiro momento não foi possível calcular o número de corpos", disse ontem o diretor da polícia do estado federado de Burgenland, Hans Peter Doskozil.

Após uma primeira inspeção visual, os agentes não voltaram a abrir o caminhão, que foi levado a um centro de Viena com um sistema especial de refrigeração para facilitar a extração dos corpos.

A polícia iniciou uma operação para localizar o motorista do veículo e as pessoas vinculadas com o suposto crime de tráfico de pessoas que estariam por trás desta tragédia.

As autoridades evitaram dar detalhes ontem sobre o estado das investigações, mas revelaram que estão investigando "um grupo de supostos autores do crime vinculados com uma empresa eslovaca de construção".

Segundo a polícia húngara, que enviou dois agentes à Áustria para cooperar no caso, o caminhão, com placa da Hungria, foi visto ao sul de Budapeste na quarta-feira e mais tarde perto da fronteira com a Áustria.

De acordo com os últimos dados copilados pela imprensa austríaca, citando fontes policiais, o veículo entrou na Áustria na quarta-feira e foi abandonado na beira da estrada na manhã da quinta-feira.

As autoridades austríacas criaram um gabinete de emergência e reforçaram os controles das passagens fronteiriças para tentar encontrar os responsáveis.

Uma onda de refugiados, em sua maioria procedentes de países em conflito como a Síria e Afeganistão, chegou nas últimas semanas aos países dos Bálcãs ocidentais em sua rota rumo à Europa Ocidental, onde esperam conseguir asilo político.

A denominada rota dos Bálcãs leva os refugiados da Turquia à Grécia, Macedônia e Sérvia, de onde chegam na Hungria, o primeiro país do Espaço Schengen em sua viagem, o que lhes facilita o livre trânsito por 26 Estados europeus.