Topo

Libaneses se manifestam contra o governo em Beirute

29/08/2015 19h15

Kathy Seleme.

Beirute, 29 ago (EFE).- Milhares de libaneses se reuniram neste sábado no centro de Beirute para protestar contra a "indiferença e despreocupação do governo" frente aos problemas do país, e exigir uma mudança "radical" com novos dirigentes.

Convocados pelo "You Stink Movement" - algo como "Você fede" -, nascido em resposta à crise na coleta de lixo, os manifestantes vieram de todas as partes do Líbano. Vários grupos se concentraram no setor de Sanaya, onde fica a sede do Ministério do Interior, antes de marchar rumo à emblemática Praça dos Mártires.

"Não podemos mais aguentar isso. Nunca se preocuparam com a gente, só em roubar o povo e com seus interesses. Estou aqui para dizer a eles que não vamos mais ficar calados", afirmou à Agência Efe Nadine Jordi, uma jovem advogada.

Segundo ela, os libaneses querem uma nova classe política e que todos os cidadãos sejam iguais perante a lei.

Ambulâncias da Cruz Vermelha circulavam pelo centro da capital, onde as autoridades enviaram uma enorme quantidade de segurança para evitar qualquer incidente. As manifestações começaram no fim de semana passado, quando derivaram em enfrentamentos com as forças de segurança nos quais centenas de pessoas ficaram feridas.

Hoje, jovens voluntários vestidos de branco escoltavam os manifestantes para evitar a intromissão de grupos de agitadores. Tudo aconteceu em um ambiente festivo com música e a participação de várias famílias com crianças.

Os participantes levavam cartazes nos quais era possível ler frases como "A solução é a reciclagem desde a base", ou "O Sol vai brilhar mais quando vocês forem embora. Estaremos melhores sem vocês".

"Não quero que ninguém volte a viver o que eu vivi. Quero paz. O Líbano é formado de 18 comunidades religiosas e elas têm que saber que uma não pode dominar à outra. Acabou o tempo de uma ficar contra a outra", declarou à Efe a cadeirante Sabah Mrad.

Conhecida como a Crise do Lixo, toda a questão começou em 17 de julho, quando o principal lixão de Naameh, ao sul de Beirute, fechou as portas após o fim do contrato assinado entra a prefeitura e companhia Sukleen.

O "You Stink Movement", que organizou os protestos, deu hoje ao governo um prazo de 72 horas para responder a suas reivindicações. Caso contrário, ameaçou continuar as concentrações até a renúncia do ministro do Meio Ambiente e a eleição de um presidente.

O Líbano vive uma profunda crise política há mais de um ano, com o governo e o parlamento paralisados pelas disputas entre as distintas correntes político-religiosas. Estes atritos impediram a designação de um novo presidente, que deve ser cristão.