Topo

Eleições parlamentares do Egito acontecerão em 18 e 19 de outubro

30/08/2015 18h45

Cairo, 30 ago (EFE).- As aguardadas eleições parlamentares egípcias acontecerão nos dias 18 e 19 de outubro, anunciou neste domingo a Comissão Suprema Eleitoral.

Em entrevista coletiva realizada no Cairo, o presidente da Comissão, Ayman Abbas, disse que a eleição acontecerá em duas fases e que em cada uma terá dois turnos.

Na primeira fase serão convocados os egípcios de 14 províncias. Caso nenhum candidato obtenha mais de 50% em suas circunscrições, os cidadão terão que fazer um novo comparecimento às urnas nos dias 27 e 28 de outubro. As 27 províncias restante terão o primeiro turno nos dias 22 e 23 de novembro e o segundo, nos dias 1 e 2 de dezembro.

De acordo com o presidente da Comissão, a previsão é de que o processo termine ainda neste ano, o que permitirá ao Egito começar 2016 já com um novo parlamento. O período de inscrição das candidaturas será aberto amanhã e terá duração de 12 dias.

O pleito para escolher um novo parlamento estava programado para o início deste ano, mas foi adiado depois que o Tribunal Constitucional anulou vários artigos da lei eleitoral.

Após o golpe de Estado de 3 de julho de 2013, as autoridades militares se comprometeram em realizar eleições parlamentares antes do fim de 2014. No entanto, sua convocação atrasou por distintas razões legislativas, legais e técnicas.

À revelia da Assembleia Legislativa, o presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, legislou sem contestação alguma.

O anterior parlamento, surgido das primeiras eleições democráticas realizadas no país, foi dissolvido em junho de 2012 por ordem do Tribunal Constitucional por irregularidades na composição da câmara baixa do parlamento, na qual as forças islamitas ocupavam três quartos das cadeiras.

As novas eleições acontecerão sem a presença do principal grupo político do país, a Irmandade Muçulmana, que se tornou ilegal e foi declarado grupo terrorista.