Topo

Republicano Walker vê "legítima" ideia de muro em fronteira de EUA e Canadá

30/08/2015 21h13

Washington, 30 ago (EFE).- O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos e governador de Wisconsin, Scott Walker, sustentou que considera "legítima" a ideia de pensar em construir um muro na fronteira com o Canadá para proteger seu país da imigração ilegal e do terrorismo, durante uma entrevista divulgada neste domingo.

Ao falar sobre a segurança em uma entrevista à rede "NBC", o jornalista Chuck Todd perguntou a Walker se ele apoiaria a construção de um muro não apenas na fronteira sul, com o México, como também na norte, com o Canadá.

"Algumas pessoas nos perguntaram sobre isso em New Hampshire. Eles colocaram algumas preocupações muito legítimas, portanto é um tema legítimo para que avaliemos", respondeu.

A imigração ilegal e a segurança fronteiriça são temas muito presentes na atual campanha para as eleições de 2016 nos Estados Unidos e vários aspirantes republicanos, entre eles o magnata Donald Trump e o senador Marco Rubio, defendem a construção de um muro na fronteira com o México.

A dureza de discurso com relação aos imigrantes ilegais mostrada pelo magnata Donald Trump, também candidato presidencial republicano e favorito nas enquetes, fez com que muitos de seus rivais conservadores endureçam suas falas e propostas migratórias.

O aspirante Chris Christie, governador de Nova Jersey, afirmou ontem que, se chegar à Casa Branca, irá propor um sistema similar ao usado pela empresa FedEx para enviar seus pacotes para rastrear os imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

Christie também disse estar aberto a avaliar a eliminação do direito à cidadania por nascimento.