Topo

Ataque perpetrado supostamente pelo PKK mata um civil

01/09/2015 07h29

Ancara, 1 set (EFE).- Um civil morreu nesta terça-feira pelas mãos de supostos membros do proscrito Partido de Trabalhadores de Curdistão (PKK), a guerrilha curda, na província sudeste de Diyarbakir na Turquia, informa nesta terça-feira a emissora "CNNTÜRK".

A vítima é o médico Abdullah Birogul, que conduzia um veículo ontem à noite pela estrada entre os municípios de Kulp e Lice e tentou fugir quando deu de cara com um controle de estrada onde os milicianos comprovavam a identidade dos viajantes.

Ao perceber o controle, o doutor virou seu veículo e tentou fugir, mas os milicianos dispararam contra seu carro, causando ferimentos mortais.

Os serviços de emergência foram alertados, uma ambulância foi enviado, mas esta não chegou a se aproximar do lugar do incidente por motivos de segurança e o médico, responsável pelo centro de saúde próximo de Kulp, morreu em seu carro.

Os controles de estradas voltaram a ser uma prática habitual do PKK nas províncias do sudeste, que frequentemente desemboca em sequestros de militares ou funcionários, embora normalmente estes são libertados sem compensações mais tarde.

Desde que o governo turco e a guerrilha romperam em julho o cessar-fogo em vigor durante os dois últimos anos, mais de 70 membros das forças de segurança morreram em ataques do PKK, assim como pelo menos dois civis, aos quais se soma agora a morte do médico.

Segundo afirma o Exército turco, no mesmo período várias centenas de rebeldes do PKK morreram em operações militares contra si, incluídos os bombardeios das bases da guerrilha no norte do Iraque por parte das forças aéreas turcas.