Topo

China pede que Cazaquistão faça uso de fundos comuns para prosperidade

01/09/2015 02h11

Pequim, 1 set (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, pediu a seu colega cazaque, Nursultan Nazarbayev, que ambos países façam "pleno uso" dos mecanismos de financiamento do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII) e dos fundos da Nova Rota da Seda para conseguir a prosperidade comum.

O líder chinês se pronunciou assim durante seu encontro com Nazarbayev, presente na China para assistir na quinta-feira ao desfile militar que acontecerá em Pequim em comemoração do 70º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, segundo a agência oficial "Xinhua".

Os dois líderes decidiram integrar a chamada Nova Rota da Seda, o plano de Pequim para reforçar seu papel como centro comercial asiático, que conta com um fundo de US$ 40 bilhões, no plano econômico do Cazaquistão.

A China e o país de Ásia Central, uma das prioridades da política externa de Pequim, que procura transformar esta região em sua principal fonte de energia, decidiram durante o encontro entre os dois líderes aprofundar a cooperação energética nas explorações de petróleo e gás e no processamento de petróleo.

Ambas partes acelerarão, segundo a agência chinesa, a construção de grandes projetos de cooperação na exploração de petróleo e o lançamento de gasodutos, enquanto começaram, por outro lado, a elaborar a minuta de um acordo para a distribuição de água em rios transfronteiriços.

Os presidentes decidiram também impulsionar novas medidas para melhorar a cooperação econômica e comercial, tais como promover o comércio de produtos de alta tecnologia, melhorar o marco legal para o investimento e o comércio e expandir a cooperação em agricultura e silvicultura.

Em virtude do anterior, os dois líderes assinaram uma declaração conjunta para aprofundar a cooperação estratégica, e assinaram vários documentos de cooperação nas áreas de investimento, cultura, construção de infraestrutura, exploração mineradora e finanças, entre outros.

As relações da China com o Cazaquistão, um dos 57 países fundadores do BAII, instituição patrocinada pela China que conta com um capital inicial de US$ 100 bilhões, "entraram em uma nova fase", de acordo com Xi.

O presidente da China garantiu que é assim desde sua visita ao Cazaquistão em maio, que aconteceu um mês depois que o primeiro-ministro cazaque, Karim Masimov, se reuniu em Pequim com seu colega chinês, Li Keqiang, e assinaram dezenas de acordos em vários âmbitos, como o energético.

Durante a atual visita de Nazarbayev os líderes também concordara, em aumentar a cooperação em cultura, turismo e segurança, neste último caso através, por exemplo, da Organização para a Cooperação de Xangai (SCO), da qual fazem parte.

"A China está pronta para impulsionar a cooperação em segurança com o Cazaquistão para salvaguardar juntos a paz e a estabilidade regional", ressaltou Xi.

Segundo o documento assinado por ambos líderes, os países advogam por combater juntos as "três forças" do terrorismo: o separatismo e o extremismo, assim como o tráfico de drogas e o contrabando de armas.

Xi manifestou o apoio da China aos esforços do Cazaquistão para sediar a Expo Mundial de 2017 em Astana, depois que Pequim venceu Almaty recentemente na disputa pelos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.