Topo

Comando ucraniano afirma que rebeldes pró-Rússia cumprem cessar-fogo total

01/09/2015 04h41

Kiev, 1 set (EFE).- O comando militar ucraniano declarou que as milícias separatistas pró-Rússia que atuam no leste do país cumprem o cessar-fogo ao longo de toda a linha de separação de forças, estipulado a partir desta terça-feira por causa do começo do ano letivo.

"Hoje, 1º de setembro, entre 0h e 6h, o inimigo não empregou armas", afirma um comunicado do quartel-general das forças ucranianas posicionadas na região do conflito.

Por sua parte, o vice-líder das milícias da autoproclamada república popular de Donetsk, Eduard Basurin, garantiu que a situação está calma, mas assinalou que a parte ucraniana incorreu em algumas violações do cessar-fogo "que não deveriam ter ocorrido".

A iniciativa de um cessar-fogo total por causa do começo do ano letivo, proposta na reunião do Grupo de Contato para a Ucrânia - formado por Ucrânia, Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e Rússia - da quarta-feira passada em Minsk, foi respaldada por todas as partes em conflito.

O Grupo de Contato deve realizar uma videoconferência após o meio-dia (horário local, 6h de Brasília) para analisar o cumprimento deste novo cessar-fogo.

Desde meados de fevereiro deste ano, quando em Minsk foi aprovado o plano de regulação que incluía um cessar-fogo imediato, os militares ucranianos e as milícias separatistas se acusaram mutuamente quase diariamente de não cumpri-lo.

Segundo os últimos dados da ONU, cerca de 7.000 pessoas, entre civis e combatentes, morreram no leste da Ucrânia em 16 meses de conflito.