Topo

China anuncia que reduzirá o número de suas tropas em 300 mil militares

China tem o maior exército do mundo, com mais de 2 milhões de homens - Zheng Huansong/Xinhua
China tem o maior exército do mundo, com mais de 2 milhões de homens Imagem: Zheng Huansong/Xinhua

Em Pequim

02/09/2015 23h50

A China reduzirá o número de suas tropas, cifradas atualmente em 2,3 milhões, em 300 mil militares, anunciou nesta quinta-feira (3) o presidente Xi Jinping, no discurso que fez ao início do desfile militar em comemoração dos 70 anos do final da Segunda Guerra Mundial em Pequim.

Xi realizou seu discurso no alto da porta da Praça da Paz Celestial, localizada no coração da capital chinesa, acompanhado de seus antecessores no cargo, Jiang Zemin e Hu Jintao, assim como de figuras internacionais como o presidente russo, Vladimir Putin, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

"Nós, os chineses, amamos a paz. Não importa quão fortes nos tornemos, nunca buscaremos hegemonia ou expansão", destacou Xi.

Antes do desfile, meios de comunicação independentes haviam antecipado que o governo revelaria medidas de um plano radical para transformar o Exército de Libertação Popular (ELP), o maior do mundo, após o evento militar.

Xi pretende transformar o exército em uma corporação equiparável às mais modernas do Ocidente, e o anúncio da redução de tropas busca dar mais importância às forças navais e aéreas, segundo especialistas.