Topo

Duplo atentado reivindicado pelo EI em mesquita no Iêmen deixa 28 mortos

02/09/2015 15h51

(Atualiza número de mortes)

Sana, 2 set (EFE).- Pelo menos 28 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas nesta quarta-feira em um duplo atentado terrorista a uma mesquita xiita localizada no centro de Sana, capital do Iêmen, informou à Agência Efe a agência estatal de notícias "Saba", que está sob controle de insurgentes houthis.

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI), de tendência sunita, reivindicou a autoria dos dois ataques, em comunicado divulgado em redes sociais.

Como pôde ser constatado pela reportagem da Efe, dezenas de corpos ficaram espalhados dentro e fora da mesquita de Al Muayad, no bairro de Al Yarraf, principal reduto do movimento xiita dos houthis em Sana.

Segundo testemunhas, dois terroristas suicidas atacaram a mesquita. O primeiro detonou seu cinto com explosivos em meio aos fiéis enquanto estes faziam a oração da tarde. Cerca de 20 minutos depois do ataque, e aproveitando a presença de curiosos e forças de segurança e de emergências, outro suicida detonou um carro-bomba no acesso à mesquita.

Em sua reivindicação dos ataques, o EI afirmou que eles foram "uma vingança para os muçulmanos contra os houthis". O grupo identificou o terrorista suicida como Qusai al Sanani e disse que ele entrou em um encontro de houthis "apóstatas" com seu cinto explosivo e o ativou dentro do templo.

Quanto ao outro ataque, o EI informou que o carro-bomba estava estacionado no acesso à mesquita e foi ativado a distância.

O Estado Islâmico atacou várias mesquitas xiitas do Iêmen nos últimos meses com carros-bomba, aproveitando o conflito político e armado aberto no país entre os houthis e as forças leais ao presidente Hadi Rabbo Mansur Hadi.