Topo

Venezuela e China assinam "plano de desenvolvimento conjunto" para uma década

02/09/2015 01h10

Caracas, 1 set (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta terça-feira que assinou com o governo da China um "plano de desenvolvimento conjunto" para uma década no qual se desenvolverá "um plano especial para um empréstimo de US$ 5 bilhões" para elevar a produção petrolífera nos próximos meses.

"Quero anunciar que se assinou um plano de desenvolvimento conjunto entre China e Venezuela para dez anos, entre 2015 e 2025, onde visualizamos uma década, a passagem do restante desta década e os primeiros cinco anos da seguinte", disse o presidente venezuelano durante seu programa oficial de TV.

O governante, que transmitiu seu programa da China, no marco de uma visita oficial a esse país, também afirmou que foi assinado um acordo de trabalho "para o desenvolvimento de todo o setor aurífero do país".

"Além disso, vai se estabelecer na Venezuela o Instituto Confúcio para a aproximação cultural, espiritual e política dos povos", acrescentou.

Mais cedo, Maduro se reuniu com o presidente da China, Xi Jinping e ambos governantes afirmaram sua vontade de aprofundar a cooperação bilateral, especialmente no apoio ao desenvolvimento econômico venezuelano.

Xi e Maduro se reuniram no Grande Palácio do Povo, em seu segundo encontro em um ano no mesmo cenário, dentro da viagem do presidente venezuelano para as comemorações do 70º aniversário do final da guerra causada pela invasão japonesa.

Nos discursos após a reunião, o presidente da China garantiu que seu país deseja ajudar à Venezuela a elevar sua produtividade industrial, assim como fortalecer a colaboração no âmbito da indústria e da cultura.