Topo

Obama se torna primeiro presidente dos EUA a pisar no Ártico

Barack Obama segura um filhote enquanto conversa com família residente em Kotzebue, no Alasca - Mandel Ngan/AFP
Barack Obama segura um filhote enquanto conversa com família residente em Kotzebue, no Alasca Imagem: Mandel Ngan/AFP

Em Washington

03/09/2015 03h56

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se tornou nesta quarta-feira (3) o primeiro da história do país que cruza o círculo polar ártico, em uma visita ao povoado indígena de Kotzebue, que pôs fim a sua viagem de três dias no Alasca.

Obama, que centrou sua visita ao Alasca na luta contra a mudança climática, fechou a viagem em Kotzebue, de 3.200 habitantes, em sua maioria nativos do Alasca.

"Não poderia estar mais orgulhoso de ser o primeiro", declarou Obama no ginásio do colégio local aos moradores do povoado, quando pronunciou um discurso no qual voltou a insistir na necessidade de atuar rápido e em nível global contra a mudança climática.

"Não é necessário que eu diga as pessoas aqui no Alasca o que está ocorrendo. Estive tentando conseguir que o resto do país se preocupe com a mudança climática, mas vocês já estão vivendo isso", afirmou Obama ao público presente.

O aquecimento global afetou de maneira extraordinária o Alasca, cuja temperatura ambiente média já aumentou mais de três graus centígrados nos últimos 50 anos, provocando, entre outras coisas, grandes degelos, o que por sua vez contribui ao aumento dos níveis de mares e oceanos no mundo todo.

O aumento do nível do mar mantém em xeque várias povoações litorâneas do Alasca, especialmente na região do Ártico, como é o caso de Kotzebue.