Topo

Britânica é detida em Londres com seus filhos após tentar entrar na Síria

04/09/2015 06h55

Londres, 4 set (EFE).- Uma mulher britânica e seus quatro filhos foram detidos ao voltar ao Reino Unido após supostamente tentar entrar na região da Síria controlada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informou nesta sexta-feira a polícia do Reino Unido.

Zahera Tariq, de 33 anos, que já tinha sido detida na Turquia na terça-feira passada, foi presa ontem à noite no aeroporto londrino de Luton "por suspeitas de sequestro parental" após chegar em um voo procedente de Istambul, disse a Scotland Yard.

A mulher e seus quatro filhos, que foram identificados como Mohammed, de 12 anos; Amaar, de 11; Safiyaah, de 9; e Aadid, de 4, desapareceram de seu domicílio no nordeste da capital britânica no último dia 25 de agosto.

A polícia acredita que os cinco tomaram um voo em direção a Amsterdã, antes de dirigir-se à Turquia, no aeroporto London City, onde foram identificados a partir das imagens das câmeras de segurança.

Segundo os números do governo britânico, mais de 40 mulheres e meninas viajaram do Reino Unido à Síria no último ano.

Além da preocupação com os jovens que abandonam o país para combater nas fileiras do EI existe também o temor de que algumas famílias britânicas tentem viajar à Síria para viver sob a lei islâmica imposta pelo grupo jihadista.