Topo

Exército peruano confirma morte de 4 membros do Sendero Luminoso em confronto

04/09/2015 01h37

Lima, 3 set (EFE).- Quatro supostos membros da organização terrorista Sendero Luminoso morreram em um confronto com patrulhas das forças armadas e da polícia do Peru que na quarta-feira deixou cinco militares feridos, confirmaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes do Ministério da Defesa.

O Comando Conjunto das Forças Armadas assinalou na quarta-feira em comunicado que o enfrentamento tinha deixado "possíveis baixas entre os delinquentes terroristas", em um número que ainda precisava ser determinado.

O confronto aconteceu quando as patrulhas realizavam operações na província de Huanta, pertencente à região de Ayacucho, e dentro da região conhecida como Vale dos Rios Apurímac, Ene e Mantaro (VRAEM).

O Sendero Luminoso é o responsável pela maioria das mais de 69.000 mortes causadas pelo conflito interno entre o Estado e o grupo armado entre 1980 e 2000, segundo o relatório final da Comissão da Verdade e da Reconciliação (CVR).

As últimas bases senderistas permanecem escondidas na espessa floresta montanhosa do VRAEM, uma região extensa e escarpada em contínuo "estado de emergência" por concentrar quase metade dos cultivos ilegais de folha de coca do país, com 18.845 hectares no final de 2014, segundo a ONU.