Topo

Áustria confirma chegada de 6.500 refugiados e espera mais

05/09/2015 09h00

Viena, 5 set (EFE).- Um total de 6.500 refugiados chegou neste sábado à Áustria entre as primeiras horas da madrugada e o meio-dia, e quase todos seguem caminho rumo à Alemanha, informaram autoridades austríacas, que esperam a chegada de mais pessoas.

"Praticamente todos querem continuar a viagem à Alemanha. A viagem posterior lhes é permitida", diz um comunicado divulgado pelo Ministério do Interior austríaco no Twitter.

As autoridades da Áustria se prepararam para receber até 10 mil pessoas, que em sua maioria fugiram de zonas em conflito em Síria, Iraque, Afeganistão e Paquistão, informou nesta manhã à Agência Efe o chefe da polícia do estado federado de Burgenland, Hans Peter Doskozil.

A Polícia e a Cruz Vermelha aguardam a chegada de mais refugiados na passagem de fronteira de Nickelsdorf, por onde desde as 3h locais (22h de sexta-feira em Brasília) estão passando ônibus nos quais o governo da Hungria transporta aspirantes a asilo.

Budapeste anunciou ontem à noite a oferta de transportar os refugiados de ônibus até a fronteira com a Áustria, uma medida que abrange tanto as milhares de pessoas que há vários dias acampavam na estação ferroviária de Keleti, na capital húngara, como as mais de mil que ontem decidiram seguir a pé rumo à fronteira e que estavam na rodovia M1.

Pouco depois do anúncio, Viena e Bonn deram sinal verde à chegada e passagem dos refugiados.

O governo húngaro insistiu que se tratava de uma medida excepcional, que não incluía os milhares de refugiados que estão reclusos em diversos centros de amparo no país, mas muitos deles abandonaram hoje esses locais e seguem caminho agora rumo à Áustria.

Na fronteira, o governo austríaco disponibilizou trens e ônibus especiais que transportam os recém chegados até Viena e Salzburgo, de onde a maioria continua sua travessia rumo à vizinha Alemanha. EFE

wr/id