Topo

Edifício público na Argentina receberá nome de Cristina Kirchner

05/09/2015 02h02

Buenos Aires, 4 set (EFE).- Um edifício público na Argentina receberá o nome da atual presidente do país, Cristina Kirchner, informou nesta sexta-feira o prefeito de um município da periferia sul de Buenos Aires.

Ao inaugurar um centro de reabilitação de viciados na cidade de Avellaneda, o prefeito Jorge Ferraresi prometeu por videoconferência batizar um edifício com o nome da presidente.

"Estamos construindo um edifício gêmeo que vai ter um quadro seu e que vai se chamar presidente Cristina Fernández de Kirchner", disse Ferraresi.

A construção anunciada será contígua à que foi inaugurada em 2012 com o nome "27 de abril Néstor Kirchner", que abriga escritórios municipais e conta com um retrato gigante do ex-presidente argentino (2003-2007), falecido em 2010.

Na cidade patagônica de Rio Turvo, onde inaugurou uma central termelétrica a carvão, Cristina se limitou a agradecer o gesto ao prefeito de Avellaneda: "Obrigado, Jorge, muito obrigado".

A morte de Néstor Kirchner em 2010 desencadeou uma corrida nas fileiras governistas para homenagear com seu nome ruas, parques, hospitais, escolas, centros culturais e delegacias, entre outros.

Há mais de um ano, o blog "Ponéle Néstor a todo" ("Ponha Néstor em tudo) narra em imagens a febre suscitada pelo ex-mandatário falecido, cujo nome se multiplicou em obras espalhadas por toda a Argentina.