Topo

Sessão de conclusão do julgamento de Leopoldo López é adiada

05/09/2015 02h56

Caracas, 5 set (EFE).- A sessão de conclusão do julgamento do dirigente opositor venezuelano Leopoldo López, na qual sua defesa esperava que se anunciasse sua sentença, foi adiada nesta sexta-feira até a próxima quinta-feira, 10 de setembro, informou a esposa do político preso, Lilian Tintori.

Em declarações aos jornalistas que aguardavam nas portas do Palácio de Justiça, Tintori declarou que a audiência foi suspensa, após uma longa sessão, sem que tivesse começado ainda a declaração final de López, que acontecerá na quinta-feira.

"Estamos saindo com uma admiração incrível pelo advogado de Leopoldo López, Juan Carlos Gutiérrez, que hoje pôde falar durante três horas para defender o caso e foi admirável", afirmou Tintori.

A esposa do líder opositor contou que a presidente do tribunal, a juíza Susana Barreiros, tomou a decisão de adiar a audiência justamente quando acabou a intervenção do defensor de seu marido.

"Na sala saiu a única verdade, que Leopoldo é inocente e que tem que sair em liberdade", garantiu Tintori, que disse ter visto seu marido "com uma imagem de força, pronto para se defender".

Além de López, na prisão há um ano e meio, o tribunal julga os jovens Christian Holdack, Demian Martín e Ángel González, que se encontram em liberdade condicional.

López está sendo julgado pelos delitos de incêndio, danos, formação de quadrilha e instigação pública, em relação com os incidentes violentos registrados no final de uma passeata em 12 de fevereiro de 2014 em Caracas que deixaram três mortos, embora essas mortes não tenham sido atribuídas aos opositores.

No entanto, López é acusado de ter pronunciado discursos nos quais teria incitado os participantes da marcha a cometer esses crimes.

A defesa solicitou a absolvição de López, mas a promotoria sustenta que está provado que o dirigente opositor fez declarações através dos meios de comunicação e redes sociais "que claramente incitaram seus seguidores a gerar violência nas ruas".