Topo

Sul da Alemanha busca soluções de emergência para acolher refugiados

Criança olha para fora de trem que chega a estação em Munique, no sul da Alemanha - Philipp Schulze/EFE
Criança olha para fora de trem que chega a estação em Munique, no sul da Alemanha Imagem: Philipp Schulze/EFE

Em Berlim

13/09/2015 07h31

O governo do estado federado da Baviera, no sul da Alemanha, reúne-se neste domingo (13) de forma extraordinária para buscar soluções de emergência para atender aos milhares de refugiados que seguem chegando da Áustria.

Segundo números fornecidos pela polícia, apenas ontem chegaram à estação central de Munique, a capital bávara, 12.200 solicitantes de asilo, aos quais se somaram outros 750 no começo da manhã de hoje.

O prefeito da cidade, o social-democrata Dieter Reiter, lançou ontem um alerta por não contar com suficientes vagas para alojar a todas as pessoas que chegam da Hungria através da Áustria.

As organizações humanitárias que colaboram na primeira acolhida fizeram um apelo à população para que doassem sacos de dormir e colchonetes, utilizados esta noite nas estações de trem e de ônibus por alguns refugiados que não puderam ser hospedados nos albergues e edifícios preparados nos últimos dias pela prefeitura.

As autoridades locais e regionais se sentem abandonadas e nas últimas horas não cessaram de reivindicar aos demais estados federados que acolham parte dos solicitantes de asilo que chegam a Baviera, mas, por enquanto, a resposta é limitada e lenta.

A reunião do governo regional estará presidida por Horst Seehofer, líder da conservadora União Social-Cristã (CSU), partido irmão da CDU de Angela Merkel e parceiro na grande coalizão que governa a Alemanha.

No entanto, as afinidades políticas não frearam suas críticas à chanceler por ter decidido abrir as fronteiras aos refugiados sem ter previsto as consequências que isso poderia ter e sem ter desenvolvido um plano global de amparada.

Segundo as estimativas feitas na sexta-feira passada pelo ministro das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, a Alemanha pode receber este fim de semana cerca de 40.000 solicitantes de asilo.