Topo

Ataques do Boko Haram forçam deslocamento de 500 mil crianças em 5 meses

Já são 1,4 milhões de crianças na África que se viram obrigadas a buscar refúgio em outros lugares, dentro e fora da Nigéria, pelo aumento das ações do grupo radical islâmico - BBC
Já são 1,4 milhões de crianças na África que se viram obrigadas a buscar refúgio em outros lugares, dentro e fora da Nigéria, pelo aumento das ações do grupo radical islâmico Imagem: BBC

Em Nova York

18/09/2015 01h20

Nos últimos cinco meses, meio milhão de crianças tiveram que abandonar seus lugares de origem no nordeste da Nigéria e regiões vizinhas por uma intensificação dos ataques do grupo terrorista Boko Haram, anunciou nesta quinta-feira (17) a Unicef.

Com esses números, já são 1,4 milhões de crianças da região que se viram obrigadas a buscar refúgio em outros lugares, dentro e fora da Nigéria, pelo aumento das ações do grupo radical islâmico.

"É verdadeiramente alarmante ver estas crianças e mulheres que seguem sendo assassinados, sequestrados e utilizados como homens-bomba", afirmou em comunicado o diretor da Unicef para a África Central e Ocidental, Manuel Fontaine.

Somente no norte da Nigéria, 1,2 milhões de crianças, metade delas com idade inferior a 5 anos, tiveram que abandonar seus lares e, além disso, outros 265 mil encontraram refúgio em países vizinhos, como Camarões, Chade e Níger.

A Unicef reiterou suas pedidos para que haja um aumento nos recursos destinados à assistência dessas crianças, já que só recebeu 32% do necessário este ano para poder prestar ajuda adequada na região.