Topo

Coalizão separatista vence eleições regionais na Catalunha

27.set.2015 - Manifestantes pró-Catalunha celebram em Barcelona, na Espanha, neste domingo (27). O líder catalão Arur Mas declarou vitória na eleição parlamentar pela separação e independência da Espanha - Emilio Morenatti/AP
27.set.2015 - Manifestantes pró-Catalunha celebram em Barcelona, na Espanha, neste domingo (27). O líder catalão Arur Mas declarou vitória na eleição parlamentar pela separação e independência da Espanha Imagem: Emilio Morenatti/AP

Em Barcelona

27/09/2015 19h24

A coalizão nacionalista Junts pel Si (Juntos pelo Sim), que defende um processo de independência da Espanha, venceu as eleições regionais na Catalunha deste domingo com 62 cadeiras, a apenas seis da maioria absoluta do parlamento regional, fixada em 68.

Com 97,14% das urnas apuradas, Junts pel Si alcançou uma vitória insuficiente para formar governo sozinha.

Por isso, para alcançar uma maioria absoluta na câmara regional, teria que contar com o apoio da outra força que se apresentava a este pleito com um programa independentista, a CUP (esquerda radical), que obteve 10 cadeiras.

As duas formações terão 72 deputados e somam pouco mais de 47% dos votos, abaixo da metade dos eleitores, que hoje compareceram maciçamente às urnas, registrando uma participação de 77%.

Junts pel Si e CUP propunham a independência da Catalunha, uma opção que o governo espanhol - conduzido pelo Partido Popular (PP) - considerada inconstitucional com o respaldo do principal partido de oposição no país, o socialista PSOE.

Abaixo da coalizão ganhadora se situaram vários partidos que rejeitam a hipótese independentista, como Ciudadanos (centro, 25 cadeiras), PSC (socialistas, 16), PP (centro-direita, 11) e Catalunya sí que es pot (esquerda, 11).

Junts pel Si é uma coalizão integrada por políticos de diferentes tendências, tanto da esquerda republicana como da centro-direita, como é o caso do presidente do Executivo regional, Artur Mas, que deseja a reeleição e que no passado se caracterizou por ser um nacionalista moderado.

Cerca de 5,5 milhões de catalães estavam convocados às urnas hoje para pleitos destinados a renovar o parlamento regional e escolher o novo governo, mas os nacionalistas viam essas eleições como o início de um processo encaminhado à eventual secessão da Catalunha.

Mas e seus aliados falaram a seus simpatizantes em Barcelona e quiseram dar ao resultado uma leitura positiva ao afirmar que no pleito "ganhou (seu projeto)" e se deu uma "grande legitimidade" à coalizão para seguir com o programa independentista.

Por outro lado, fontes do Executivo espanhol disseram à Agência Efe que o governo considera que os resultados das eleições catalãs demonstram que Artur Mas fracassou em sua estratégia separatista, porque não alcançou nem em votos nem em cadeiras o apoio suficiente da sociedade catalã para seu projeto.

Já o líder socialista, Pedro Sánchez, afirmou que os partidários da independência na Catalunha "perderam o plebiscito. Há uma maioria de catalães que não quer a independência, mas que quer abrir um tempo de convivência, diálogo e de reforma no conjunto" da Espanha.

Nas próximas semanas acontecerá a constituição do parlamento regional e a formação do novo governo, tudo isso enquanto na Espanha se aproximam as eleições legislativas, previstas para dezembro e na qual é provável que o debate catalão siga presente.

O próprio Mas não tem garantida a reeleição à frente do Executivo regional catalão, já que a CUP está em condições de apoiar a Junts pel Si, mas não o próprio Mas como presidente, por considerar que fez uma política conservadora e de cortes sociais.