Topo

Novos bombardeios russos no centro da Síria causam vítimas civis

04/10/2015 09h19

Cairo, 4 out (EFE).- Aviões de combate russos realizaram neste domingo novos ataques na província de Homs e em área sob controle do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na vizinha Hama, na Síria, o que causou a morte a vários civis, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Alguns dos bombardeios tiveram como alvo as aldeias de Al Gayar e Sharshuh, no norte de Homs, onde até agora há informações sobre a morte de um civil e vários feridos.

Duas crianças morreram em outro ataque russo na próxima cidade de Garnata, segundo a ONG.

Outros dois ataques, que provavelmente foram lançados por aviões russos, causaram a morte de quatro civis na região de Aqeirbat, no leste de Hama e sob o controle do EI.

Os aviões de combates russos bombardearam também a região de Aqrab, no sul de Hama, que ontem foi cenário de intensos combates entre forças leais ao regime sírio, por uma parte, e rebeldes islamitas e grupos insurgentes.

O porta-voz das Forças Aéreas russas, Igor Klimov, garantiu hoje que seu país utiliza bombas guiadas de alta precisão em sua campanha de bombardeios contra as posições de EI e de outras organizações jihadistas na Síria.

Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério de Defesa da Rússia, anunciou hoje que a aviação russa destruiu nas últimas 24 horas outros dez alvos do EI nas províncias sírias de Al Raqqa e Idlib, e conseguiu cortar a linha de abastecimento de armamento dos jihadistas.

Na quarta-feira, a Rússia, aliada do regime do presidente da Síria, Bashar al Assad, iniciou uma campanha de bombardeios no território sírio contra o EI, embora ativistas e opositores tenham denunciado que os aviões russos estão atacando também zonas residenciais e bases de brigadas rebeldes.