Topo

Candidato opositor argentino é denunciado por declarações patrimoniais

06/10/2015 20h34

Buenos Aires, 6 out (EFE).- Uma legisladora kirchnerista denunciou nesta terça-feira o prefeito de Buenos Aires e candidato presidencial opositor, o conservador Mauricio Macri, por supostas diferenças em suas declarações patrimoniais juradas perante organismos públicos.

A denúncia judicial foi apresentada pela legisladora Gabriela Cerruti, que acusou Macri de ter apresentado primeiro uma declaração jurada de bens correspondente ao ano de 2014 em sua qualidade de prefeito da capital e depois uma com conteúdo diferente em sua condição de candidato presidencial.

"Apesar de ambas declarações juradas corresponderem ao período 2014 e terem sido apresentadas com dois meses de diferença, de seu simples confronto surge a existência de diferenças substanciais entre os ativos e passivos declarados por Mauricio Macri para o mesmo período", assinala a denúncia.

As diferenças, segundo a denúncia, estariam centradas nas avaliações de imóveis e outros ativos.

As declarações juradas foram apresentadas com dois meses de diferença, primeiro perante o próprio governo da cidade de Buenos Aires e depois perante o Escritório Anticorrupção da Argentina.

Cerruti disse à agência oficial "Télam" que a denúncia foi realizada por suposta "omissão maliciosa, falsidade ideológica e por negócios incompatíveis com a função pública", este último por seus vínculos com o empresário Nicolás Caputo, um dos principais contratistas de obra pública na capital argentina.

Após saber da denúncia, o secretário-geral do governo portenho, Marcos Peña, disse que apresentará "toda a documentação correspondente à Justiça".

Segundo as pesquisas, Macri aparece no segundo lugar em intenções de voto para as eleições presidenciais do próximo dia 25, atrás do candidato kirchnerista, Daniel Scioli.