Topo

Mulher palestina fere homem israelense com faca em novo ataque em Jerusalém

Mulher palestina passa por policiais israelenses na Cidade Velha de Jerusalém - Ahmad Gharabli/AFP
Mulher palestina passa por policiais israelenses na Cidade Velha de Jerusalém Imagem: Ahmad Gharabli/AFP

Em Jerusalém

07/10/2015 06h54

Uma mulher palestina atacou nesta quarta-feira (7) com uma faca um homem israelense na Cidade Antiga de Jerusalém, na mesma rua onde aconteceu um ataque com dois mortos no sábado, informou a polícia de Israel.

"Uma terrorista apunhalou um homem judeu de cerca de 35 anos na Cidade Antiga. O indivíduo está sendo atendido no local, sua situação é leve-moderada", diz um comunicado da porta-voz policial Luba Samri.

Segundo Luba, a vítima estava armada e conseguiu disparar contra a agressora, uma jovem de 18 anos que ficou ferida com gravidade e foi transferida para um hospital da cidade.

A jovem, que por enquanto não foi identificada, é moradora de Tsur Baher, uma aldeia palestina na parte ocupada do sul de Jerusalém.

O incidente aconteceu pouco antes das 11h locais, (5h de Brasília), na mesma rua onde morreram dois israelenses no sábado, em um ataque com facas e tiros cometido por um palestino.

A agressora atingiu sua vítima pelas costas, na altura do pescoço, acrescentou a porta-voz policial, após segui-lo por alguns metros por uma das vielas da Cidade Antiga.

"Agentes da polícia e da guarda de fronteiras que estavam perto do local avistaram a terrorista enquanto ela corria ferida e a renderam", diz o informe policial.

O ataque acontece poucas horas depois que comandantes israelenses e palestinos do alto escalão se reuniram para tentar diminuir a tensão das últimas três semanas na região.

Originada na histórica disputa dos dois povos pelo Nobre Santuário (Esplanada das Mesquitas) ou Monte do Templo, sagrado para muçulmanos e judeus, a escalada ameaça com a explosão de uma terceira intifada.

Comandantes israelenses citados hoje pela imprensa local disseram que os confrontos parecem ter diminuído desde que o presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse ontem que não está interessado em uma intifada.

Mesmo assim, outro incidente aconteceu hoje em uma estrada do território ocupado da Cisjordânia, no qual o veículo de uma mulher israelense foi apedrejado e, segundo ela, manifestantes palestinos tentaram levá-la a força, uma denúncia que esta sendo investigada pela polícia.

Os palestinos, por sua vez, denunciaram a detenção por Israel de mais de 20 pessoas no distrito de Hebron, enquanto em Nablus, colonos judeus tentaram atacar as aldeias de Jit e de Majdal Bani Fadil, onde se depararam com a resistência dos moradores, segundo informações da agência "Ma'an".

Nas manifestações ao longo do dia de ontem, oito palestinos sofreram ferimentos por munição real, 23 por balas de borracha, e cerca de 60 por gás lacrimogêneo.