Topo

Morrem três pessoas em mina de ouro ilegal no centro da Colômbia

08/10/2015 17h00

Bogotá, 8 out (EFE).- Três pessoas morreram nesta quinta-feira em uma mina de ouro ilegal na cidade colombiana de Neira, no departamento de Caldas, por um acidente que ainda é alvo de investigação por parte das autoridades, informaram à Agência Efe fontes do corpo de bombeiros.

O primeiro aviso do acidente ocorreu por volta das 10h50 locais (12h50 em Brasília), quando as equipes de resgate do município de Sierra, próximo à mina, receberam uma ligação dos mineradores.

Embora as equipes de resgate tenham chegado ao local imediatamente, as três pessoas não resistiram até o atendimento médico habilitado pelos socorristas.

As autoridades investigam as razões do acidente, apesar das condições de trabalho dos funcionários da mina ilegal serem bastante precárias e esse tipo de emergência ser comum.

No dia 2 de julho, cinco trabalhadores morreram em uma explosão dentro de uma mina de carvão no município colombiano de Samacá, departamento de Boyacá (centro). Essa mina já tinha sido sancionada anteriormente por descumprimento de normas de riscos trabalhistas.

Em maio, outros 15 trabalhadores morreram ao ficarem presos em uma mina de ouro que inundou na cidade de Riosucio, também no departamento de Caldas.