Topo

Trump processa Escócia por obra de parque eólico perto de seu clube de golfe

08/10/2015 16h18

Londres, 8 out (EFE).- O magnata e pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou com uma ação nesta quinta-feira na Corte Suprema do Reino Unido contra o governo da Escócia pela construção de um parque eólico em frente ao seu clube de golfe em Aberdeen.

Em uma audiência realizada em Londres, os advogados de Trump argumentaram que as 11 turbinas que serão erguidas pelas empresas Vattenfal Wind Power e Aberdeen Renewable Energy Group a três quilômetros do litoral arruinariam a vista do complexo de luxo.

O governo autônomo da Escócia deu sinal verde em 2013 para a construção do parque eólico, que deve produzir energia suficiente para abastecer 68 mil casas por ano.

Trump recebeu a permissão para construir o clube de golfe em uma paisagem de dunas em 2007, apesar de diversos grupos ambientalistas terem protestado contra o projeto por considerar que ele prejudicaria uma região de especial interesse científico.

Após duas derrotas em tribunais escoceses, os advogados do magnata, de 69 anos e mãe escocesa, levaram o caso à última instância do sistema judiciário britânico e anteciparam que vão levar a discussão às cortes europeias caso não vençam.

Em junho, um tribunal de Edimburgo afirmou que governo da Escócia não estava cometendo irregularidades ao aprovar a construção do parque eólico.

Na época, o diretor da organização ambientalista WWF na Escócia, Lang Banks, afirmou que Trump "deveria utilizar sua enorme riqueza para fazer o bem em vez de impedir iniciativas que criam postos de trabalho, impulsionam a economia e a ajudam a reduzir as emissões de gás carbônico".