Topo

Governo alemão alerta para aumento de ataques a albergues de refugiados

09/10/2015 09h01

Berlim, 9 out (EFE).- O governo alemão alertou nesta sexta-feira para o crescente aumento de ataques xenófobos contra albergues de refugiados no país, mais de 490 neste ano, revelou o titular do Interior, Thomas de Maizière.

Em declarações aos jornais do grupo alemão Funke, o ministro disse estar preocupado com o "radical aumento de agressões xenófobas contra solicitantes de asilo", e ressaltou que dois terços dos suspeitos destes ataques são "cidadãos da região, que até o momento não tinham cometido crime algum".

O ministro de Justiça, Heiko Mass, afirmou se tratar de um "amargo balanço".

"O aumento é uma vergonha para nosso país. Qualquer agressão xenófoba contra um albergue de refugiados é um ataque a nossos valores fundamentais", afirmou o ministro, que garantiu que "não daremos espaço para os cérebros nem para os autores reais" desses atos.

"Quem comete um crime, quem ataca refugiados e voluntários, deve saber que se aplicarão com toda dureza as leis do Estado de direito", advertiu.

O ministro do Interior ressaltou que é preciso fazer os agressores que, com as agressões físicas, as tentativas de assassinato e os incêndios provocados, cometem "delitos inaceitáveis".

"É uma vergonha para a Alemanha", reafirmou, e acrescentou que não se deve olhar para o outro lado diante destes ataques.