Topo

Guerrilheiro das Farc responsável por várias mortes é capturado na Colômbia

09/10/2015 01h24

Bogotá, 8 out (EFE).- As autoridades da Colômbia capturaram na província de Antioquia um integrante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) acusado de participar de vários massacres que resultaram na morte de mais de 100 civis e de um ataque no qual morreram 53 militares, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.

O ministro da Defesa da Colômbia, Luis Carlos Villegas, disse em comunicado que a captura de Jairo Alirio Puerta Peña, conhecido como "Ómar" e "Cuñado", aconteceu no município de San Francisco. Além disso, Villegas destacou que sua detenção é importante porque o guerrilheiro "participou dos massacres de Bojayá (na província de Chocó) e Pueblo Bello en Turbo (Antioquia), e na tomada de Juradó (Chocó) e Carmen de Apartadó".

Somente em Bojayá, 79 civis morreram, entre eles 48 crianças, e outras 100 pessoas ficaram feridas depois que as Farc atentaram com uma bomba contra uma igreja onde as pessoas tinham se refugiado para se proteger dos combates entre a guerrilha e paramilitares das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), em maio de 2002.

O ministro Villegas disse que "Ómar", durante seus mais de 35 anos de atuação nas Farc, "foi um dos mais perigosos integrantes da guerrilha", mas que já está sob as ordens da Justiça.

O exército colombiano, por sua vez, disse em comunicado que o guerrilheiro capturado participou de uma "ação terrorista em 20 de novembro do ano 2000, dia em que as Farc derrubaram em Dabeiba (Antioquia), um helicóptero com 53 militares a bordo".

As forças armadas acrescentaram na nota que outros dois guerrilheiros que acompanhavam "Ómar" também foram capturados e que foram apreendidos quatro fuzis, 12 carregadores de munição para fuzil, duas armas curtas, duas granadas de fragmentação, quatro computadores portáteis, materiais necessários para a fabricação de explosivos, dois rádios de comunicação, seis telefones celulares, alimentos e dinheiro.