Topo

Governo da Turquia proíbe meios locais de divulgar notícias sobre atentado

Em Ancara

10/10/2015 12h11

O Conselho Supremo de Rádio e Televisão da Turquia (RTÜK) decretou uma "medida temporária" que proíbe a imprensa de divulgar notícias sobre o atentado ocorrido neste sábado (10) em Ancara, capital do país, que matou pelo menos 86 pessoas.

O órgão afirmou que tomou a decisão para "prevenir danos à segurança nacional ou graves perturbações da ordem pública", segundo o comunicado divulgado pela agência "Anadolu".

Os meios de comunicação estão descumprindo a ordem, até mesmo as emissoras públicas do país, e seguem divulgando informações relacionadas com o atentado, além de entrevistas com figuras públicas ou análises sobre a possível responsabilidade do ataque, que ainda não foi reivindicado por nenhum grupo terrorista.

Pouco depois da divulgação da proibição, três ministros do governo turco davam informações sobre o atentado em entrevista coletiva transmitida ao vivo por várias emissoras turcas.

O RTÜK tem imposto vários bloqueios ao longo do ano ao trabalho da imprensa após atentados terroristas com "acompanhamento desigual".