Topo

Ucrânia anuncia retirada de artilharia leve da região de Lugansk

10/10/2015 09h08

Kiev, 10 (EFE).- A Ucrânia começou neste sábado a retirada de seus armamentos com calibre inferior a 100 milímetros da linha de separação de forças da região de Lugansk, no leste do país, informou o porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas, Vladislav Selezniov.

"Os canhões estão sendo recuados para a distância estabelecida pelos acordos de Minsk", disse Selezniov à imprensa local, acrescentando que a retirada deve ser completada até segunda-feira.

Segundo o acordo de Minsk, as forças ucranianas e as milícias separatistas pró-Rússia devem colocar os veículos de combate e a artilharia leve a uma distância de pelo menos 15 quilômetros da linha de separação de forças.

O afastamento dos veículos de combate já foi confirmado pelos observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que supervisa o cumprimento do acordo.

Selezniov disse que, assim que a OSCE verificar a retirada dos veículos, começará o recuo dos morteiros, algo que as forças ucranianas preveem completar antes do próximo dia 18. Depois, o mesmo processo será repetido na região de Donetsk.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, se mostrou cautelosamente otimista pelos avanços para solucionar o conflito.

Na última quarta-feira, em um discurso em uma academia militar de Kiev, ele comemorou o cumprimento do armistício no leste da Ucrânia, mas alertou que há ainda um longo caminho a ser percorrido.

"Ainda não é a paz, não é o fim da guerra, porque a guerra só será encerrada quando o último palmo do território ucraniano for libertado" disse o presidente do país.