Topo

Forças do Iraque atacam comboio que supostamente transportava líder do EI

11/10/2015 10h38

Bagdá, 11 out (EFE).- A Força Aérea do Iraque bombardeou neste domingo um comboio que supostamente transportava o líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al Baghdadi, na província de Al Anbar, no oeste do país.

Um comunicado do Comando de Operações Militares informou que o Exército do Iraque, em colaboração com a Célula dos Falcões dos serviços secretos, atacou o comboio, no qual acredita-se que Baghdadi estava, e provocou a morte de importantes dirigentes da organização terrorista.

"De acordo com informações precisas dos serviços secretos e com a participação da Força Aérea do Iraque, conseguimos efetuar uma heroica operação contra o comboio do criminoso terrorista Baghdadi", destacou a nota divulgada pelo Comando de Operações Militares.

O bombardeio ocorreu quando a caravana de veículos jihadistas viajava pela região de Al Karabela para uma reunião de líderes do EI. Os aviões iraquianos também atacaram o local do encontro, onde vários extremistas morreram e outros ficaram feridos.

"Ainda se desconhece o estado de saúde do criminoso Baghdadi, que teve que ser levado em um outro veículo", destaca o comunicado do órgão, acrescentando que divulgará posteriormente uma lista com os nomes dos dirigentes mortos na ofensiva.

Uma fonte de segurança de Al Anbar disse à Agência Efe que pelo menos 15 jihadistas do EI, entre eles vários líderes, morreram nos bombardeios, no qual também ficaram feridos outras 20 pessoas.

A mesma fonte acrescentou que até agora não se sabe se Baghdadi realmente estava no comboio no momento do bombardeio, nem se ele está morto ou ferido após a ofensiva.

As tropas iraquianas vivem uma intensa batalha com o EI para tentar recuperar o controle da província de Al Anbar, depois de o grupo ter dominado a capital da região em maio.