Topo

Bernie Sanders parte para o ataque à Hillary Clinton em jantar democrata

Bernie Sanders, pré-candidato democrata à Presidência dos EUA, fala com convidados durante jantar de arrecadação de fundos para o partido em Iowa - Scott Olson/Getty Images/AFP
Bernie Sanders, pré-candidato democrata à Presidência dos EUA, fala com convidados durante jantar de arrecadação de fundos para o partido em Iowa Imagem: Scott Olson/Getty Images/AFP

Em Washington

25/10/2015 15h42

O senador Bernie Sanders, o mais firme concorrente de Hillary Clinton pela indicação democrata às eleições presidenciais dos EUA em 2016, passou para o ataque com duras críticas à ex-secretária de Estado, cuja campanha passa por um bom momento.

Sanders pronunciou seus comentários mais duros sobre Hillary, sem mencionar seu nome, na noite de sábado (24) no jantar democrata de arrecadação de fundos Jackson-Jefferson, informaram neste domingo meios de comunicação locais.

Hillary e o ex-governador de Maryland Martin O'Malley também foram como candidatos à indicação a esta reunião decisiva que tradicionalmente serve de tiro de largada de saída para o "caucus" de Iowa, que acontecerá em 1º de fevereiro de 2016.

Sanders utilizou não só o histórico político de Hillary, mas também o de seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, para atacá-la.

"Alguns estão tentando reescrever a história dizendo que votaram por uma lei contra os homossexuais para evitar uma pior. Isso não foi assim. Uma pequena minoria da Câmara dos Representantes se opôs à discriminação contra os homossexuais e me sinto orgulhoso de ter estado entre eles", afirmou Sanders.

O senador se referia assim à Lei em Defesa do Casamento ("Defense of Marriage Act" ou DOMA), promulgada em 1996 por Bill Clinton, que define o casamento como a união entre um homem e uma mulher.

Há dois anos, em uma decisão (judicial) histórica, o Supremo declarou inconstitucional uma parte determinante da lei, a que impedia que as pessoas do mesmo sexo casadas nos Estados onde era legal fazê-lo tivessem reconhecimento e benefícios fiscais em nível federal.

O próprio Bill Clinton se posicionou contra a lei que aprovou há 17 anos e Hillary Clinton defendeu recentemente que seu marido aprovou a lei como um "ato defensivo" para evitar que os republicanos redigissem uma emenda constitucional para proibir o casamento homossexual.

Outra reprovação lançada por Sanders contra Hillary durante seus 25 minutos de discurso foi que demorou muito para se posicionar sobre o controverso oleoduto Keystone, que se estenderia desde Alberta (Canadá) até o Golfo do México, nos EUA.

"Este não era um assunto complicado", disse o senador.

Sanders também falou da mudança de posição de Hillary sobre o acordo comercial do Pacífico, o TPP, ao qual agora se opõe após tê-lo chamado, disse, de "padrão dourado" dos acordos comerciais.

"Não é agora e não foi nunca o padrão dourado dos acordos comerciais", ressaltou o senador.

Apesar destes ataques, Hillary não saiu de seu habitual discurso de campanha e evitou entrar em confronto com Sanders, já que possiu 45% de apoio frente aos 29% de seu adversário, segundo uma recente pesquisa da CNN.