Topo

UE dará 43 milhões de euros a Líbano para enfrentar crise de refugiados

02/11/2015 11h18

Bruxelas, 2 nov (EFE).- A Comissão Europeia (CE) concederá uma ajuda humanitária de 43 milhões de euros (cerca de R$ 185 milhões) ao Líbano para apoiar o país na gestão da crise de refugiados sírios em seu território, anunciou o executivo comunitário nesta segunda-feira.

O comissário europeu de Ajuda Humanitária e Gestão de Crise, Christos Stylianides, fez o anúncio através do Twitter durante sua visita à Jordânia e ao Líbano.

"Temos que ajudar o Líbano a ser um anfitrião generoso com um grande número de refugiados sírios", acrescentou Stylianides.

O comissário ressaltou que a União Europeia (UE) "está mostrando solidariedade como o maior doador de ajuda humanitária em resposta à crise Síria" e agora intensifica sua assistência "aos mais necessitados neste momento crítico".

Além disso, ressaltou que "o Líbano e sua gente devem ser elogiados" por terem acolhido mais de 1,1 milhão de refugiados sírios, que representam um quarta parte da população do país.

Com este financiamento, a CE pretende ajudar os refugiados mais vulneráveis para o inverno e proporcionar assistência para reabilitação de casas, calefação e saúde.

Stylianides anunciou que a CE concederá uma ajuda humanitária de 28 milhões de euros à Jordânia com o mesmo fim.

A alocação dos recursos anunciados hoje corresponde aos 200 milhões de euros de ajuda humanitária adicional proposta pela CE em setembro para responder às demandas da Agência da ONU para os Refugiados (Acnur), do Programa Mundial de Alimentos e de outras organizações.