Topo

Cores da bandeira da França colorem monumentos mundiais após ataques em Paris

14/11/2015 14h24

(Corrige lead).

Redação Central, 14 nov (EFE).- Alguns dos principais monumentos do mundo, como o Empire State Building, em Nova York, a Ópera de Sydney, entre outros, foram coloridos nas últimas horas com a bandeira da França, como forma de solidariedade após os atentados de Paris, nos quais morreram pelo menos 127 pessoas.

Ao mesmo tempo, a Torre Eiffel, o maior símbolo da capital francesa, teve suas luzes apagadas em sinal de luto pelos atentados terroristas que semearam o terror nos distritos 10 e 11 de Paris.

Umas das cidades que mais se "vestiu" de vermelho, branco e azul foi a capital do Reino Unido, onde a National Gallery, em Trafalgar Square, e a ponte de Londres adotaram as cores da bandeira francesa.

O majestoso edifício Campidoglio de Roma e o Portão de Brandemburgo, em Berlim, foram outros dos monumentos que se uniram a essa iniciativa de homenagem na Europa.

Na América, a CN Tower de Toronto, no Canadá, a sede da Prefeitura de San Francisco, nos Estados Unidos, e a agulha da nova torre do One World Trade Center, o arranha-céu mais alto do país depois de sua reconstrução após os atentados de 11 de setembro de 2001, também adotaram as cores francesas.

Além das homenagens oficiais, várias cidadãos de todo mundo mostraram individualmente seu apoio aos franceses com todo tipo de mensagens e imagens pelas redes sociais.

"Je suis Paris" ("Nós somos Paris"), "Pray for Paris" ("Rezem por Paris"), "Fear won't win" ("O medo não vencerá") foram as hashtags mais repetidas pela internet. As frases aparecem em montagens sobre a bandeira francesa ou com a Torre Eiffel de fundo.