Topo

EUA atacam pela 1ª vez caminhões do EI que transportavam petróleo

16/11/2015 07h47

Washington, 16 nov (EFE).- Aviões americanos atacaram nesta segunda-feira pela primeira vez mais de 100 caminhões que o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) usava para transportar o petróleo obtido nas regiões ocupadas na Síria.

De acordo com o jornal "The New York Times", que cita fontes oficiais, 116 caminhões foram destruídos nos ataques, que ocorreram perto de Deir ez Zor, em uma região síria controlada pelo EI, junto à fronteira com o Iraque.

O ataque pretendia, segundo a publicação, acabar com uma das principais fontes de financiamento do grupo radical islâmico, segundo as fontes.

A operação foi realizada por quatro caças A-10 e dois tipo AC-130 que os EUA mantém em uma base na Turquia. Esses ataques ocorrem 48 depois dos atentados terroristas que integrantes do EI perpetraram em Paris na sexta-feira, nos quais morreram ao menos 129 pessoas.

Segundo o jornal nova-iorquino, a operação faz parte de um plano que tem como objetivo destruir os recursos utilizados pelo EI para ampliar seu potencial militar, assim como a venda e o tráfico de petróleo.

As autoridades americanas acreditam que o EI pode obter mais de US$ 40 milhões mensais graças à produção e exportação de petróleo nas áreas que controla na Síria e no Iraque, onde os jihadistas proclamaram um "califado".