Topo

Mísseis lançados pela Rússia contra EI levam mensagem "Por Paris"

Em Moscou

20/11/2015 16h05

Os mísseis lançados nesta sexta-feira pela aviação da Rússia contra alvos do Estado Islâmico (EI) na Síria levavam mensagens como "Por Paris" e "Pelos nossos", segundo um vídeo divulgado pelo Ministério da Defesa russo.

Nas imagens se pode ver como um soldado russo escreve com tinta preta nos mísseis ambas mensagens em cirílico antes que os caças decolassem da base aérea russa situada perto de Latakia.

"Pilotos e técnicos da base aérea de Jmeimim enviaram por correio aéreo uma mensagem aos terroristas", afirma o título do vídeo.

"Por Paris" se refere à série de atentados realizados há uma semana pelo EI na capital francesa; enquanto "Pelos nossos" é uma alusão aos 224 turistas mortos no final de outubro no atentado com bomba contra um Airbus na península egípcia do Sinai.

O presidente russo, Vladimir Putin, admitiu hoje que ainda resta "muito trabalho" pela frente para acabar com os grupos jihadistas na Síria e evitar novos ataques terroristas contra a Rússia.

"Os objetivos estão bem cumpridos. Mas isto é insuficiente para limpar a Síria de guerrilheiros e terroristas e proteger à Rússia de possíveis atentados terroristas", alertou.

Putin ressaltou que "ainda resta muito trabalho pela frente" e expressou sua confiança em que esta nova fase da intervenção aérea russa "dê os resultados esperados".

A Rússia lança desde terça-feira ataques maciços contra as posições jihadistas na Síria com a ajuda da aviação estratégica e da marinha, que utilizaram mísseis de cruzeiro com grande capacidade de destruição.